quinta-feira, 22 de maio de 2014

Nova técnica usada nos EUA cria calça jeans que não molha nem suja / Calça Jeans 3D que promete se adaptar perfeitamente ao corpo chega ao Brasil

Na nova técnica, moléculas de parafina envolvem as fibras das calças. Foto: Divulgação
Quando as gotas de água escorrem pelas capas de chuva é sinal de que um repelente de água durável (DWR, na sigla em inglês) está fazendo bem o seu trabalho. Mas, por enquanto, a ação desses produtos se restringe apenas às peças usadas para a proteção em temporais. Uma novidade no mercado americano, porém, promete estender o benefício da impermeabilidade a outros tecidos mais comuns, como o jeans.
Isso será possível graças a uma técnica desenvolvida pela empresa Schoeller chamada "Ecorepel". Por meio dela, o repelente usado não apresenta toxinas - de acordo com classificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) - e pode ser aplicado com a mesma eficiência.
Ao invés dos compostos perfluorados (considerados tóxicos), a "Ecorepel" usa cera de parafina, o mesmo material que os marinheiros aplicam em seus casacos. No caso da nova lavagem, as peças que recebem o tratamento apresentam eficiência mais duradoura.
Para alcançar o resultado, técnicos mergulham roupas em uma solução leitosa de parafina. Eles fazem isso usando rolos, que permitem que as roupas sejam torcidas para a retirada do excesso. Na sequência, os produtos são levados a um forno, a uma temperatura de aproximadamente 300º C. Assim, a parafina consegue se envolver em torno de fibras individuais.
A técnica pode ser usada em tecidos populares, como o jeans. A marca americana Levi's, por exemplo, está preses a estrear a lavagem "Ecorepel" em 511 peças de sua coleção - e mais uma jaqueta jeans -, no próximo verão americano.

Calça Jeans 3D que promete se adaptar perfeitamente ao corpo chega ao Brasil

Foto: Divulgação
Conhecida por seu jeans com modelagem que "se adapta perfeitamente ao corpo", a holandesa G.Star Raw, há mais de 25 anos no mercado, chega ao Brasil com venda exclusiva na Mandi.
A marca é famosa também por suas parcerias, como com a atriz Liv Tyler e a modelo Arizona Muse. O indiano Shubhankar Ray, diretor global de marketing, explicou ao Chic como faz o jeans 3D e os planos da G-Star Raw no Brasil.

- Como  o processo de modelagem 3D?
Nós desenvolvemos um procedimento para adequar o jeans às formas do corpo. Temos um processo de modelar e ajustar, em que costuramos as partes para criar volumes e depois aquecemos o jeans para criar a forma. Em seguida, damos uma lavagem para controlar a o encolhimento dessa silhueta. É ago bem exclusivo e único.

- Vocês têm produtos exclusivos pensados para a consumidora brasileira?
Temos produtos globais, que servem para diversos tipos de corpo.

- Mas vocês pesquisaram sobre o mercado brasileiro antes de vir para cá?
Um pouco. A população aqui é enorme e todo mundo usa jeans. Primeiro a G-Star ficou estabelecida na Europa, depois o desafio foi atingir um plano global. Nos últimos cinco anos nos concentramos na América do Norte e no Japão e agora temos três países para a nossa próxima fase, onde vamos trabalhar o nosso marketing: África do Sul (a loja abriu em dezembro de 2013), México (inaugurou em março de 2014) e Brasil (em abril). 

- Qual é o jeans do momento?
Um bom exemplo é nosso modelo Type C, o jeans tridimensional, porém com bolsos grandes. Para as mulheres estamos introduzindo esse modelo, mas como uma evolução do boyfriend.

Fontes: 
O Globo | Agência O Globo - http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/nova-tecnica-usada-nos-eua-cria-calca-jeans-que-nao-molha-nem-suja-12319757

http://www.tribunadabahia.com.br/2014/04/28/calca-jeans-3d-que-promete-se-adaptar-perfeitamente-ao-corpo-chega-ao-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário