sexta-feira, 16 de maio de 2014

Estilistas russos criam moda para portadores de necessidades especiais

Espaços urbanos da Rússia têm sido adequados aos cidadãos com problemas motores

Os estilistas russos estão se concentrando cada vez mais na criação de roupas para pessoas fisicamente com necessidades especiais. Coleções inteiras estão sendo desenhadas para crianças e adultos deficientes usarem no dia-a-dia, mas também para que as cadeiras de rodas e as muletas não impeçam o brilho e a elegância nas festas de gala.

A Mercedes-Benz Fashion Week, em Moscou, apresentou algumas coleções russas para portadores de necessidades especiais
Nos últimos dois anos, os espaços urbanos da Rússia têm gradualmente se tornado mais amigáveis para essas pessoas: surgiram rampas especiais nos metrôs e elevadores para passarelas. Todo tipo de organizações que ajudam as pessoas portadoras de necessidades especiais a se sentirem mais bonitas começaram a aparecer e agora operam ativamente em todo o país.

Uma dessas organizações é a Bezgraniz Couture (Costura Sem Fronteiras), fundada em 2010 por Yanina Urusova, uma empreendedora social, e Tobias Reisner, diretor de um fundo social chamado Diálogo no Escuro. O projeto dos dois tem como objetivo justamente incentivar os designers profissionais a criar roupas para pessoas com necessidades especiais.

Em 2011, o Primeiro Concurso Internacional da Bezgraniz Couture envolveu, aproximadamente, 60 estilistas de diferentes países. Dois anos mais tarde, este número subiu para 80. Em 2014, o desfile da organização fez parte da Mercedes-Benz Fashion Week Rússia.

Daria Razumikhina, uma das designers que participou do evento, desenvolveu uma coleção com coletes listrados de marinheiro, casacos de cores vivas e saias ornamentais espetaculares feitas de tecido grosso que, além de caírem bem, não prendem nas rodas das cadeiras de rodas.

Este ano, a dupla de estilistas Dima Neu e Svetlana Sarycheva também desenvolveu uma linha de roupas esportivas para pessoas com braços e pernas protéticas. Oksana Liventsova veio com uma coleção chamada “Odisseia”, para crianças com paralisia cerebral que têm dificuldades de coordenação motora.

Segundo ela, para criar coleções destinadas à produção industrial, são necessários laboratórios experimentais inteiramente envolvidos na pesquisa de técnicas especiais para vestir e apoiar a coluna e outras partes do corpo, o que requer uma abordagem completamente diferente da produção de roupas convencionais.

A julgar pelas tendências, é bem possível que a Rússia em breve se destaque não apenas pelo talento de seus atletas paraolímpicos, mas também seja reconhecida internacionalmente por seus jovens designers capazes de se inspirar com a beleza, a força e a alegria das pessoas com deficiência física.

http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/04/16/estilistas-russos-criam-moda-para-portadores-de-necessidades-especiais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário