Uma grande campanha para promover e valorizar a moda brasileira foi lançada no dia (20.05). A ação intitulada “Amo Moda Amo Brasil”, idealizada pelo São Paulo Fashion Week (SPFW), é um projeto estratégico de valorização da cadeia produtiva e criativa da moda.
Desfile Alexandre Herchcovitch no SPFW, verão 2015 - Foto: ©Chris Von Ameln/Agência Fotosite |
A campanha começa com a divulgação de um filme que faz a analogia entre a cadeia da moda e uma partida de futebol, narrando a criação de uma peça de roupa desde o desenho até a passarela. “Esse é um momento histórico em que todos os olhos estão voltados para o Brasil com a realização de grandes eventos esportivos internacionais. É importante chamar a atenção para o que nos identifica além do futebol e mostrar ao mundo onde o Brasil também é campeão”, disse Paulo Borges, CEO da Luminosidade, empresa que promove o SPFW e o Fashion Rio. A ligação com a Copa do Mundo mostra o talento e a criatividade do brasileiro também na moda. “Queremos mostrar esse grande time que está por trás do sucesso conquistado no mundo nas últimas décadas.”
O lançamento do filme tem por objetivo engajar tanto profissionais e investidores do setor como o consumidor final. Em versões de 40 segundos na internet e de 30 segundos na TV, o filme fica disponível no canal “Amo Moda Amo Brasil” no Youtube, na fanpage oficial da campanha no Facebook e será promovido pelo Portal Terra, além de contar com exibição inicial no GNT e 10 canais Sky até julho.
O objetivo do “Amo Moda Amo Brasil” é destacar a importância dessa extensa cadeia que vai do fio ao varejo e reforçar a identidade da moda brasileira a partir de atributos reconhecidos de qualidade e de lifestyle do país. A campanha se estende até 2016 e tem como patrocinadores Iguatemi, O Boticário e Riachuelo, além dos apoiadores Sky e Terra.
Os consumidores também serão engajados a participar da campanha. Eles serão convidados a compartilhar fotos e status em suas redes sociais com a hashtag #amomodaamobrasil mostrando que optam por produtos de origem, materiais e design nacional.
O estilista Ronaldo Fraga no backstage do seu desfile na última edição do São Paulo Fashion Week©Sergio Caddah/Agência Fotosite |
A cadeia produtiva do setor têxtil e de confecções é elo fundamental da indústria da moda e engloba vários segmentos industriais independentes. Sua integração é parte essencial da organização produtiva. Num momento em que países como Estados Unidos, Itália e Inglaterra buscam recompor parte dos seus parques produtivos, o Brasil ostenta uma posição invejável, pois é um dos dez principais mercados mundiais da indústria têxtil e está entre os maiores parques fabris do planeta. O país é o segundo mais importante fornecedor de índigo, o terceiro de malha e o quinto maior produtor mundial de algodão; está entre os cinco principais países produtores de confecção e é um dos oito grandes mercados de fios, filamentos e tecidos.
A indústria da moda brasileira possui 300 mil empresas formais e representa 5,5% do PIB da indústria de transformação, tendo gerado R$ 140 bilhões em 2012, segundo dados da Texbrasil. O setor é o 2º maior empregador da indústria de transformação, sendo responsável por 1,7 milhão de empregos diretos, sendo 75% mão de obra feminina. Segundo a Euromonitor, o mercado brasileiro da moda cresceu quase 300% na última década, ritmo sem igual no mundo.
A campanha “Amo Moda Amo Brasil” contará com exposições, ensaios fotográficos, vídeos e desfiles temáticos. As ações se apoiarão em pontos fortes da cadeia produtiva e criativa da moda nacional a partir de quatro pilares: o algodão, o denim, a moda praia e o artesanal. Em julho, a revista “FFWMAG” publica um especial jeans, reforçando o pilar denim. Faz parte dessa programação a comemoração de 20 anos de criação do São Paulo Fashion Week, em 2015. Para marcar a data, haverá uma exposição histórica e a publicação de dois livros.
Assista ao vídeo através do link: https://www.youtube.com/watch?v=pmfKqB1545c
Fonte: http://ffw.com.br/noticias/moda/spfw-lanca-campanha-amo-moda-amo-brasil-para-promover-cadeia-produtiva-e-criativa-da-moda/
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