quinta-feira, 12 de junho de 2014

SUSTENTABILIDADE - Invista anuncia Lycra® produzida a partir de fontes renováveis


 No último dia 6, a Invista, uma das maiores produtoras de polímeros e fibras do mundo e detentora da Lycra®, anunciou sua nova fibra: um fio de Lycra® produzido a partir de fontes naturais e que pode ser usado numa vasta produção de tecidos e roupas. Cerca de 70% do peso dessa nova fibra é formada por derivados de dextrose de milho, fonte renovável e que substitui o poliuretano, derivado do petróleo. O uso da Lycra® bio-derivada resulta em uma diminuição das emissões de CO2, além de mostrar-se uma boa opção para substituir 100% a fibra tradicional de poliuretano. 
Invista anuncia Lycra® produzida a partir de fontes renováveis

Apesar da mudança em sua composição, essa nova opção de fibra pode ser submetida aos mesmos tratamentos da Lycra tradicional e a empresa garante a mesma qualidade e durabilidade do fio. Arnaud Tandonnet, diretor global de sustentabilidade da divisão de vestuário da Invista, sobre o lançamento: “Nós estamos cientes que tópicos relacionados à sustentabilidade são cada vez mais importantes dentre os valores da indústria de tecidos e vestuário, com a crescente conscientização da população e construção sobre o assunto ao nível do consumidor, marca e varejo. Dentro dos nossos laboratórios, nós obtivemos sucesso em produzir a fibra e aplicá-la em tecidos. A produção em quantidades comerciais está planejada para a temporada de outono/inverno 2014 e primave/verão 2016”. 

Não é segredo que a indústria têxtil deixa enormes pegadas de emissões de carbono, além de outros prejuízos ecológicos, e que uma atitude isolada não salvará o planeta, porém é importante o comprometimento e a pró-atividade das pequenas e grandes indústrias para com as questões ambientais. Esse novo lançamento da Invista compartilha da mesma ideia do último lançamento sustentável da Rhodia e sua poliamida biodegradável. 

Fonte | Assinatura: MARINA COLERATO | FOTO: REPRODUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário