sexta-feira, 6 de junho de 2014

Moda + Sustentabilidade


O combo Moda + Sustentabilidade não é assunto recente. Alvo de discussões (e polêmicas) frequentes nos últimos tempos, essa combinação tem sim, tudo para dar certo nos próximos anos. Hoje, a empresa que não demonstra sua preocupação com o meio ambiente, automaticamente perde para a concorrência que se preocupa. Os consumidores estão mais informados e o mercado, mais exigente.

Um dos principais problemas enfrentados pela indústria têxtil ainda é o gasto excessivo de água nas suas produções. E todos sabem que a falta de água é um dos principais problemas mundiais. Não só em outros países, mas principalmente aqui no Brasil, diversas regiões sofrem da seca. Então, como a Moda pode entrar nesse cenário para fazer o seu papel?


Muitos ainda não acreditam que a Moda possa ter um papel fundamental no âmbito social, mas aí está a prova. Ora, se a Moda é uma das indústrias que mais movimentam a economia mundial nos dias de hoje, porque não utilizar desse poder para influenciar os cidadãos?

Grandes marcas, como a Levi’s, apostam em inovações no mercado para sua diferenciação e destaque das demais. É o caso do projeto Levi’s Fashion Future 2025, um projeto-convite que procura fazer a partir de agora um mundo onde todos gostariam de estar vivendo em 2025 – e que, convenhamos, se continuar do jeito que está, não será possível. A mudança, neste ponto, não só é bem-vinda, como necessária.


Uma das primeiras ações da Levi’s foi o lançamento da linha Water, utilizando uma técnica de produção que reduz em até 96% o uso de água no acabamento dos jeans. Ela juntou-se também à ONG Water.org, organização que promove a distribuição de água e saneamento em comunidades carentes (hoje, mais de 1 bilhão de pessoas vive sem esse recurso), lançando a campanha: Go Waterless. Na campanha, as pessoas devem imaginar-se em um lugar onde não haja o mínimo de água e saneamento básico possível, para assim começar a poupar e fazer a sua parte. Falar sobre os problemas de falta de água, quando se tem o recurso em abundância, é muito fácil. Difícil é quem passa pelo problema na pele.


Há também a coleção Waste<Less, com jeans feitos, no mínimo, com 20% de material reciclado, utilizando uma média de 8 garrafas por peça. Só para a produção das peças de Primavera 2013, foram utilizadas mais de 3,5 milhões de garrafas PET recicladas. Uma boa quantidade para se tirar do lixo jogado no meio ambiente, não? (fonte: Hypeness)

Além da Levi’s, outras marcas investem na nova tendência da indústria: roupas ecológicas. Marcas reconhecidas no território nacional, como Osklen, Colcci, Goóc, Hering, Malwee e muitas outras, utilizam-se de materiais orgânicos e produções sustentáveis para compor suas araras.

O presidente do Sinditêxtil-SP, durante o Salão Moda Brasil, em 2012, já falava sobre a preocupação com o mercado brasileiro sustentável: “O varejo brasileiro é um dos que mais cresce no mundo e a imagem internacional do design brasileiro vem crescendo. É importante, então, investir em novos produtos, com tecnologia, design e respeito às normas ambientais”, afirma. Talvez um dos maiores desafios para os empresários de moda brasileiros que trabalham com fast-fashion seja a grande demanda de produtos novos semanalmente e, consequentemente, os gastos absurdos necessários para suprir “sustentavelmente”. Mas você sabia que há diversas maneiras de mostrar-se ambientalmente correto?


De acordo com os princípios sustentáveis, a fabricação da roupa ecológica foca em duas coisas: na matéria-prima reciclada ou orgânica, cultivada sem agrotóxicos ou produtos químicos que ferem o meio ambiente; e no processo de produção com menor impacto ambiental. Há também outra maneira de agir sustentavelmente, que é adotar um sistema de produção socialmente responsável, procurando parcerias com comunidades locais e cooperativas e ficando longe de trabalho escravo ou infantil.


Para sobreviver àos desafios do mercado, é preciso manter-se informado, pesquisar, inovar e buscar sempre diferenciar o seu produto, agregando valor, mostrando-se socialmente responsável e ambientalmente correto. Preserve o meio ambiente, cuide de quem sempre cuidou de você! 

Matéria: Lorena Bezerra
Fotos: Reprodução  
http://www.profissaomoda.com.br/materias/2014/05/moda-sustentabilidade

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