terça-feira, 1 de abril de 2014

SPFW Verão 2015 - Dia 1

ANIMALE 

Iluminada e reverenciando a manufatura e a brasilidade das regiões Norte e Nordeste, a Animale abriu oficialmente as apresentações da temporada de verão 2015 do São Paulo Fashion Week. Na coleção, a renda renascença aparece contemporânea, bordada no couro em peças em linha A. 

Destaque para os tops com recortes remetendo a estampa gráfica, produzidos em látex, além de vestidos delicados com detalhes em tricô e bordados com flores em tule e recobertos com películas plásticas. Para a estação, a grife carioca investe numa cartela de cores bem diferente da que vem trabalhando, com tonalidades que vão dos marrons passando por laranja-queimado, berinjela, verde e azul até chegar ao cimento e branco.
Ponto alto: A alfaiataria em seda, desestruturada e com leves babados, forte referência do DNA da marca.

Fonte: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Fonte: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Fonte: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Fonte: Tricia Vieira (GNT Fashion)
JOÃO PIMENTA 

O homem do designer João Pimenta vive no escritório e sonha com o mar. De dentro de seu terno cinza, ele se imagina na praia e isso se reflete numa alfaiataria inusitada, brilhante, misturada com vestes de surfe, seduzindo uma sereia. 

Toda esta história resume o desejo do estilista para a estação, que quer trazer suas criações "mais para a rua, fugindo das  passarelas", palavras do próprio João Pimenta para explicar sua uma 'alfaiataria street'.
Pimenta brincou de desconstruir o terno cinza e misturou texturas e cores do universo do mar e da roupa de mergulho. Nos tecidos, o uso de sarja de efeitos especiais, tear com lurex preto e prata e algodão com poliéster com cara de tafetá, numa cartela de tons de cinza, azul e brilho.
Ponto alto: Os costumes com brilho, em referencias as escamas de peixe, e para a clientela do sob medida, claro.

Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
TUFI DUEK

A inspiração de Eduardo Pombal para o verão 2015 da Tufi Duek foram os balneários luxuosos de Miami dos anos 50 e 60, mas sob o olhar sofisticado do designer, o tema ganha toque futurista e requintando e aparece nas roupas da marca de maneira revigorante.

Os recortes dos maiôs dos anos 50, as bordas arredondadas das piscinas, além do fetiche das pin-ups aparecem nos recortes dos bustos dos vestidos. As texturas das peças, concebidas em materiais ultramodernos, lembram as toucas de banho ou os relevos das toalhas.
Simplesmente lindo o vestido branco de tricoline que resgata técnicas antigas de produzir maiôs, trazendo detalhe de plástico no busto. Também se destacam os vestidos em laise recobertos por paetês em tons como rosa bebê ou azul claro. 
Ponto alto: A combinação de calça e blusa em tule com tiras de acetato em tom furta-cor, numa alusão as bolhas de sabão, decretando que o futuro é agora! Em preto ou branco total.

Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion) 
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
CAVALERA

A Cavalera de Alberto "Turco Loco"  Hiar, propõe um escapismo psicodélico para o verão 2015, levando Woodstock a Bali.  A garota da marca a cada temporada fica mais e mais feminina, e nesta estação veste sobre o biquíni vestidos em tecidos fluidos combinados com franjas ou plumas.  A moçada gosta de estampas tropicais, com flores e folhagens, mas em fundo preto, afinal, é uma garotada rock'n'roll.

Os meninos olham param  Jimi Hendrix e Mick Jagger e daí se apropriam do jeans em lavagem retrô, da echarpe de seda, dos robes e da camisa em camurça. 
Ponto alto: Para ele, a alfaiataria em seda pura, com calça mais curtas, e o jeans, claro. Para elas, túnicas e robês com franjas.

Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Foto: Tricia Vieira (GNT Fashion)
Enquanto isso no FASHION RIO:

As semanas de moda brasileiras começaram nessa semana (no caso, a São Paulo Fashion Week, dia 31) e Paulo Borges, o capo da SPFW e do Fashion Rio, tem novidades para contar: vai acabar com a edição de inverno do evento carioca, que normalmente acontece em novembro. 
Só falta convencer à Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) a trocá-la por uma plataforma de desfiles de alto verão. “É uma reivindicação antiga dos editores de moda, e faz todo sentido no Rio”, diz Paulo.
A 25ª edição do Fashion Rio acontecerá entre 8 e 11 de abril, na Marina da Glória, com o tema "Rio, resort tropical, patrimônio mundial, paisagem cultural". A ideia é falar das belezas naturais da cidade. Serão apenas 17 desfiles - ficaram de fora a moda praia da Blue Man; a mineira especialista em tricô Coven; a Sacada; a paulista Iódice; a marca de jeans de Alexandre Herchcovitch; a carioca Andrea Marques; e a Reserva. De novidade, a Osklen Praia fechando o 1º dia do evento.

Fontes:
Henriete Mirrione - GNT fashion (http://gnt.globo.com/gntfashion/)

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2014/03/bfashion-riob-nao-tera-edicao-de-inverno.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário