terça-feira, 8 de abril de 2014

Qual é a melhor estratégia para unificar a mesma mensagem em diferentes canais?

Com o atual comportamento do consumidor de utilizar multicanais para se informar e se relacionar com as marcas, qual é a melhor estratégia de mídia para que a mensagem nos diferentes meios seja complementar e reforçada ao consumidor?
(Vivian Ramirez de Andrade, gerente de marketing da Bauducco)

Adrian Ferguson, vice-presidente de mídia da Wunderman - Acredito que existem duas coisas que não podem mais andar separadas neste momento de arquitetura de mídia mais sofisticada: “canais”, por razões que todos sabemos e, principalmente, a “mensagem de relevância”. A resposta pode parecer lógica, mas quantas vezes por dia nos deparamos com marcas que insistem em conversar conosco em uma rede social da mesma maneira que ela fala pela televisão? A tendência dos consumidores se tornarem omni-channel (experiência com vários canais) está sendo deixada e passou a ser o nosso campo de batalha diário. Para se destacar é fundamental que a abordagem seja de forma mais envolvente, criando oportunidades para que os consumidores possam se engajar.

Sandro Cachiello, diretor de mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi - A melhor estratégia de mídia é aquela que acompanha a evolução do consumidor. Se hoje sabemos que ele utiliza multicanais para informar-se e relacionar-se com as marcas, devemos desenhar estratégias que contemplem essa conduta plural. E é preciso entender que a pluralidade não está apenas na quantidade de veículos que impactam o consumidor ao longo do dia, mas também na forma como o consumidor comporta-se quando está em contato com o veículo X ou Y. Por isso, cada vez mais, investimos em planos que vão além da réplica de conteúdos e que exploram de forma particular cada um dos meios que iremos abordar.

Maria Luísa Melo, diretora de mídia da Artplan - A melhor forma é indicar uma estratégia multiplataforma para justamente atender ao novo cenário de consumo de mídia. Os meios que eram complementares assumem um papel de mídia básica em determinados públicos. Com o avanço das redes sociais, o consumidor tem muito mais atitude e deixou de consumir mídia de forma passiva. Hoje vivemos num cenário colaborativo em que as pessoas participam do que consomem.

Rosana Ribeiro, diretora geral de mídia da Borghi/Lowe São Paulo - Colocar o consumidor em primeiro lugar, entender seu comportamento, analisar seus hábitos em relação não somente ao consumo dos meios, mas aos diferentes pontos de interesse é fundamental para desenvolvermos uma estratégia em que possamos colocar a marca mais próxima, fazendo parte do seu contexto nos diferentes momentos do dia. É importante também que os conteúdos desenvolvidos para os vários pontos de contato sejam específicos, usando a linguagem do meio, e que tenham uma sinergia para potencializar a mensagem.

Robson Ortiz, diretor de Mídia e BI da Agência CASA - O que muda com a utilização multicanal é a maneira com que as pessoas consomem conteúdo. Quando planejamos uma campanha é importante lembrar que o consumidor é um só e dependendo do nível de engajamento dele com a mensagem/estímulo, a jornada terá um caminho e uma continuidade. Desta forma, o relacionamento e a informação dependem de um bom conteúdo e também da “encontrabilidade” deste. Conduza o consumidor nas suas propriedades com a profundidade necessária para que ele tenha as respostas que procura. Lembre também que o consumidor está cada vez mais participativo querendo ouvir e exprimir opiniões sobre a sua marca, portanto, quando falamos de relacionamento uma estratégia de conteúdo e monitoramento das redes sociais é uma necessidade básica, pois exatamente agora alguém pode estar falando da sua marca.

http://www.portalimprensa.com.br/cdm/caderno+de+midia/64524/1x4+qual+e+a+melhor+estrategia+para+unificar+a+mesma+mensagem+em+diferentes+canais

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