segunda-feira, 24 de março de 2014

Senac Moda Informação aponta direcionamentos para Verão 2015

O Verão 2015 deve ser esportivo, com referências à natureza e com tecidos tecnológicos. Esses foram os principais direcionamentos apresentados, durante a 43ª edição do Senac Moda Informação, que aconteceu no dia 26 de fevereiro, no Teatro Bradesco, em São Paulo.  Dentre os painéis apresentados, a consultora Luciana Parisi abordou “Cores, tecidos e padronagens” para a temporada. Conheça algumas das tendências apontadas para a temporada:

Geografia Global: voltado para questões étnicas da África, Ásia e América Latina, o tema vem com estampas ligadas às culturas dessas regiões. Os materiais mais usados devem javanesa, viscose, crepe de poliéster, couro ecológico gravado, camurças, malhas, macramê, rendas, moletons e neoprene. As padronagens são abstratas, tribais e de azulejo turco. Já a cartela de cores aparece com tons de coral, laranja, marrom, verde e até mesmo lilás. A modelagem feminina é representada por vestidos longos e fluídos, com saias e bermudas na altura do joelho.

Street Sport: a Arte Pop e o grafite influenciam a criação de peças com o minimalismo dos anos 90. As tendências apontam para blusões em chiffon com armações em organza, jacquards leves e tweeds em detalhes. O nylon, devoré, flamê, vinil e malhas compactas trazem à tona a utilização de materiais tecnológicos e os investimentos do setor têxtil. Os grafismos em tipografia misturados a animal print fazem parte da estamparia, que é completada com florais mixados com xadrezes, street art e pinceladas de telas como aquarelas.  Cinza, rosa, lilás, azul, laranja e branco compõem os tons da estação. 

Inocência e Sedução: romantismo e aspecto sexy ditam o rumo desse estilo, que traz peças fluídas e curtas. A delicadeza é traduzida em tecidos como shantung, crepe plissado, algodão bordado, tule, tricoline, gorgulinho e viscose. O rebuscado é representado por jacquard de poliéster, renda, malha de viscose com brocados. A doçura da inocência aparece em desenhos de maxi poás, margaridas, corações, beijos e doces repletos de tons pastel e neutros, como salmão, amarelo e azul claro.  
Natureza Tropical: O jeito brasileiro de viver é um dos norteadores desse tema. A flora, a fauna, as águas e frutas são fatores inspiradores para as criações mais despojadas, acompanhados de shapes ousados, como decotes e ombros à mostra. A evidência de estampas como florais, animais e tropicalismo marcam presença. Há a predominância de algodão, sarja, poliéster, mas também aparecem a seda musseline, gorgurão e malhas com telas nas composições das peças.  

Exposição com o tema Inocência e Sedução
Exposição com os temas apresentados durante o evento
Fonte: http://www.abit.org.br/Imprensa.aspx#1118

Nenhum comentário:

Postar um comentário