quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Moda plus size: grande também é fashion

Considerando que mulher tem curvas de todos os tamanhos, a moda plus size chega para quebrar tabus mesmo em tamanho GG.

A moda plus size vem ganhando cada vez mais espaço não só nas passarelas como nas ruas. Hoje encontrar uma roupa com tamanho a partir do número 44, apesar de difícil não é mais impossível e mulheres e homens que se enquadram nesse padrão podem contar com roupas exclusivas para números grandes e eventos de moda próprios como o São Paulo fashion Weekend.
Apesar de o plus size defender que a real beleza feminina é feita de curvas de todos os tamanhos, a oferta de roupas de manequins maiores não é a solução de todos os problemas. De acordo com a consutora de moda Taynara Johhan, ainda existe muita gente que acredita que plus size é apenas para senhoras, feitas com uma enorme quantidade de tecidos e sem estilo algum. “É muito bom ter moda plus size, mas ainda são poucas as opções e o que ainda se encontra são roupas sérias. Falta um mercado mais jovem, pois de acordo com pesquisa, mais da metade da população brasileira (51%) está acima do peso e esse número não é só de senhoras, e sim jovens que procuram roupas de acordo com sua idade”, disse a consultora.
Aliás, algumas proibições e tabus são o que não faltam dentro do plus size. Regrinhas de combinar e trocar estampa pelo preto estão cada vez mais caindo por terra. “Todo mundo pode usar tudo! A pergunta é: a quem você quer agradar? Se for a você mesma então você vai esquecer qualquer regra e usar aquilo de que gosta. Eu, por exemplo, amo listras e amo roupas claras”, explica Juliana Romano, uma das blogueiras mais famosas no assunto, que criou inclusive um projeto chamado #agordaeamagra em que prova que ambas podem usar tudo.
Em Maringá, muitas lojas já adotaram roupas de tamanhos maiores e aderiram à moda plus size. A modelo plus size Gisele Franceschini declara que já acha na cidade muitas lojas com seu tamanho nas vitrines. “As marcas vem evoluindo muito, e entendendo que a moda também existe para as gordinhas. Nós também usamos roupas diferenciadas e que está na moda. E a grande maioria das marcas plus size de Maringá já está entendendo este conceito”, disse a modelo.
Conhecer suas curvas, estar ciente dos pontos fortes (e daqueles que a gente prefere disfarçar) é o primeiro passo para se dar bem quando se está acima do peso, mas vale lembrar outros pontos importantes na hora de se vestir:
- Recortes e decotes são bem-vindos: Se um dos seus pontos fortes é o busto, pode caprichar no decote: para que fique chique, e não vulgar. Escolha apenas uma área do corpo para evidenciar.
-Estampas dão estilo e não engordam: Esqueça essa história de que gordinha tem que usar preto: as estampas são ótimas para dar estilo aos looks. O que faz diferença na silhueta são as modelagens que podem sim nos favorecer ou não.
-Tecidos leves e fluidos são ótimos parceiros de festas: Tecidos mais finos, como a musseline de seda, cujo caimento é fluido, valorizam a beleza de mulheres dos mais diferentes biótipos. Por ser cortado em várias camadas (em uma só o tecido é transparente), ele possui um caimento glamouroso sem marcar as formas.
-Drapeados estão liberados: Outro mito da moda para gordinhas: que não se pode usar drapeados. Desde que feitos em tecidos leves e não dêem mais volume os drapeados são bem-vindos sim e podem até jogar a favor.
-Branco pode sim: Não é cor que influencia no ganho de volume, mas sim a modelagem. Desde que a modelagem caia bem no corpo e valorize as formas tons claros estão liberados.
- Escolha um pretinho básico que a valorize: Decote V, mangas ajustadas, cintura levemente marcada e modelagem reta na região do quadril: esses detalhes compõem um vestido que equilibra a silhueta, valoriza as formas e é elegante para qualquer situação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário