sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vitrines contam história de 4 mil anos de vestuário

Estilista gaúcha investiu 50 anos de experiência em passarelas para criar o Museu da Moda 

É difícil ignorar a construção glamourosa na RS-235, estrada que liga Gramado a Canela, no interior do Rio Grande do Sul. As colunas gregas ostentadas pela fachada do Museu da Moda fazem o primeiro convite para uma viagem de 4 mil anos pelo vestuário feminino.

A atração foi aberta em março de 2012 e já recebeu 50 mil pessoas. Em 2.500 m2, o visitante percorre uma apurada coleção de obras de arte, reproduzidas conforme pesquisas da estilista gaúcha Milka Wolf e da curadora do museu, a historiadora Débora Elmann. São peças fielmente confeccionadas de acordo com modelagem, tecidos, tingimentos e técnicas de costura dos períodos que representam. A coleção começa na Antiguidade, tempo em que o conceito de moda ainda não existia, mas o vestuário indicava distinção social, e chega até os dias atuais.
“Nas viagens que fiz durante minha trajetória como estilista, sempre senti falta de um museu que contasse a história da moda. Então investi para criar um equipamento que tivesse esse conceito”, explica Milka, que aplicou seus conhecimentos de 50 anos na confecção de alta costura e moda prêt-à-porter no projeto. Foram dois anos para concluir a empreitada, entre a conclusão do prédio e a montagem do acervo.




Além dos modelitos reconstruídos – o vestido de Maria Antonieta demorou três meses para ficar pronto – a coleção contém acessórios e utensílios ligados à costura, garimpados em antiquários ou doados por socialites de Porto Alegre e região.

A produção cuidadosa dos cenários contribui para a viagem no tempo. Em muitos casos, os modelos expostos são réplicas dos que estão nos retratos que compõem os ambientes. A pesquisa foi tão minuciosa que exigiu manequins especialmente produzidos para determinadas épocas. “Cinturas muito marcadas e cabeças na proporção real tiveram que ser encomendadas”, explica Milka.
Na parte final da exposição, o Museu da Moda tem espaço para mostras temporárias. 

Serviço

Museu da Moda
De domingo a terça, e às quintas, das 10 às 18 horas, sextas e sábados, das 10 às 19 horas. Fechado às quartas-feiras. Crianças até 6 anos não pagam ingresso. 
Estudantes e maiores de 60 pagam R$ 17,50. Adulto paga R$ 35. 
Endereço: Av. Ernani Kroeff Fleck, 1810, fone (54) 3282-1121, Canela-RS. 
Informações no site www.museudamodadecanela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário