quarta-feira, 2 de julho de 2014

Designers criam peças de beachwear para mulheres que fizeram mastectomia

Projeto traz peças que deixam à mostra a cicatriz do seio removido


Muitas mulheres vítimas de Câncer de Mama precisam fazer uma cirurgia de mastectomia, que consiste na remoção da mama. Após esse procedimento, grande parte faz a cirurgia reconstrutiva. Porém, aquelas que optam por aceitar seu novo corpo acabam encontrando dificuldades na hora de comprar roupas. É baseado neste impasse, que foi criado o projeto Monokini 2.0, no qual uma dupla de designers finlandesas, Katriina Haikala e Vilma Metteri, desenvolveram peças de moda beachwear para este público. 

O nome do projeto foi inspirado no maiô de nome homônimo criado pelo estilista Rudi Gernreich nos anos 1960, que deixava os seios expostos. A necessidade de criar peças especiais surgiu após o contato de uma paciente chamada Elina Halttunen, que optou por não passar pelo procedimento de reconstrução após a mastectomia. “Eu não quero esconder, não quero parar de nadar, não quero passar por cirurgias plásticas, nem ser forçada a usar prótese na praia. Quero me sentir livre como sempre fui antes do câncer e o Monokini 2.0 me deu essa chance”, relatou à imprensa. Os modelos que deixam à mostra a cicatriz do seio removido, trazem recortes e aplicações, numa cartela de cores bem ampla.

A iniciativa que por enquanto é apenas um projeto artístico tem como objetivo reformular a visão do público em relação à beleza e aparência física da mulher e acabar com esse tipo de preconceito. A ideia que Monokini retrata é um modo de comportamento já abordado dentro das *Megatendências do Portal UseFashion, mais especificamente no Comportamento de consumo intitulado de Evolução do Ser, que mostra que os indivíduos estão fazendo novas escolhas e levantando questões importantes para serem discutidas dentro da sociedade. Essa aceitação do corpo como ele realmente é também tem sido alvo de muitas campanhas publicitárias, como da marca Dove que procura incentivar a beleza real através de ações estratégicas e criativas.


Fonte: http://www.calcadosdejahu.com.br/index.php/noticias/item/383-designers-criam-pe%C3%A7as-de-beachwear-para-mulheres-que-fizeram-mastectomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário