sexta-feira, 11 de julho de 2014

A roupa do futuro: como os uniformes do jogadores vão mudar seu guarda-roupa

Você está assistindo à Copa do Mundo, torcendo pelo Brasil e nem imagina que sua roupa, no futuro, incorporará a tecnologia dos uniformes que estão sendo vestidos pelas seleções dessa Copa. Milhões de dólares foram investidos pelas três grandes marcas esportivas (Nike, Adidas e Puma) para elaborar os trajes ideias para 26 seleções.
 
Uniformes tecnológicos da Adidas e da Nike - Foto: Divulgação
Nenhum detalhe foi esquecido no desenho e na escolha dos materiais, de tal forma que os elementos culturais e a alma de cada povo fossem espelhados nas camisas. Mas o que mais chama a atenção é a tecnologia empregada para a modelagem e para o conforto dos jogadores. São essas tecnologias que serão aplicadas a nossas roupas no futuro, tanto masculinas quanto femininas.

As maiores inovações tecnológicas usadas nas criações dos uniformes e que ao longo dos anos poderá ser incorporada a moda, ou adaptadas para cada segmento segundo seu público, são:
 1. Maior resistência das roupas aos esforços: a roupa do futuro será inteligente e será preparada para oferecer maior resistência e elasticidade nas regiões do corpo (principalmente peito, ombros e pernas) onde se exige maior tensão e é necessário maior mobilidade.
Nenhum detalhe foi esquecido no desenho e na escolha dos materiais, de tal forma que os elementos culturais e a alma de cada povo fossem espelhados nas camisas. Mas o que mais chama a atenção é a tecnologia empregada para a modelagem e para o conforto dos jogadores. São essas tecnologias que serão aplicadas a nossas roupas no futuro, tanto masculinas quanto femininas.

2. As roupas não só serão confortáveis mas farão micro massagens em pontos estratégicos do corpo: a Puma criou o sistema PWR ACTV, composto por técnicas de fita atlética e de compressão dentro do tecido, para realizar “micro massagens” em pontos estratégicos da pele, ajudando na performance, velocidade e ativação dos músculos.
 
Camisas da Colômbia e Espanha são desenvolvidas pela Adidas, mais conforto e absorção do suor. Foto: divulgação
3. As roupas permitirão maior ventilação e absorção de suor: apesar de ser uma tecnologia com alguns anos de idade, as inovações nessa última Copa foram importantes. A Adidas, por exemplo, criou os mais leves tecidos já fabricados pela empresa: as áreas de maior aquecimento foram cobertas por tecido de maior ventilação, com furos cortados a laser desde as axilas até o quadril, e a tecnologia Dri-fit foi aperfeiçoada para extrair ainda mais o suor do corpo.

4. As roupas serão perfeitamente adaptadas aos corpos: A tendência das roupas customizadas já é uma realidade, mas futuramente a tecnologia promete deixar o sob medida mais acessível. Para desenhar modelos que sirvam perfeitamente de Neymar a Hulk, os designers da Nike usaram tecnologia 3-D de escaneamento corporal, fazendo uma leitura completa da anatomia corporal de cada um, o que possibilitou desenhar um modelo perfeitamente adequado para cada jogador. No futuro, você não irá mandar suas medidas para uma loja, mas enviará seu scanner e receberá blusas, calças e vestidos perfeitamente adaptados.
 
Camisas do Brasil e Holanda criadas pela Nike: sob medida. Foto: divulgação
Em suas representações de futuro muitos filmes abusaram de materiais plastificados ou de figurinos que remetessem aos trajes dos astronautas -- talvez uma maneira de concretizar essa visão de que nossas roupas seriam mais tecnológicas. E elas serão -- mas com benefícios que possam ser usados a nosso favor sem que pareçamos uniformizados, afinal, não há tendência maior do se vestir de si  mesmo. Felizmente!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário