quarta-feira, 23 de julho de 2014

Blogueiras rebatem críticas após declarações polêmicas do editor de moda do “Le Figaro”

Depois da repercussão da entrevista do editor de moda do jornal francês “Le Figaro”, Godfrey Deeny, que afirmou que “blogueiros não têm muita cultura de moda”, é a vez de ouvir o outro lado.

A relevância dos blogs e dos blogueiros para o mercado de moda atual é inegável. Mas volta e meia eles são alvo de críticas. Veja o que Godfrey Deeny disse sobre o fenômeno:

— As coisas mudaram muito com a web. Existem duas contradições no jornalismo. Acho que no jornalismo político isso expôs muita verdade. E do outro lado, na moda, por exemplo, os blogueiros viraram uma espécie de fanzine, uma espécie de representantes das grandes marcas. Eles ganham as bolsas, as viagens, mas jamais criticam. No fim, eles não têm muita cultura de moda. Você não pode conversar com essas pessoas [sobre moda]. Eu posso escrever a necrologia do estilista enquanto ele ainda está vivo. Nunca vi um blogueiro que tenha feito isso, que tenha verdadeiramente uma cultura de moda. Vejo eles como que ajudando o poder, não sendo um espelho do que eles realmente acham. Eles têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade. Se você for a um desfile importante, 30 lugares são para jornalistas e tem um ou dois blogueiros na primeira fila. Felizmente, porque nós somos as pessoas sérias. Talvez um dia a gente vá ver um verdadeiro crítico de moda que saia do mundo do blog, mas ainda não existe.



Com isso, ouvimos quatro blogueiras e uma expert no assunto. Veja o que dizem Camila Coutinho, do blog Garotas Estúpidas; Mariah Bernardes, do Blog da Mariah; Chris Francini, do Look do Dia; e Lia Camargo, do Just Lia, além da fundadora e CEO da plataforma de blogs F*Hits, Alice Ferraz, que tem o seu próprio blog.

Camila Coutinho


©Reprodução

O que você acha da afirmação “blogueiros não têm muita cultura de moda”?

Acho que é uma afirmação muito radical e não concordo. Nós vivemos uma cultura de moda em que tudo é muito rápido. Por isso, temos mais acesso à cultura de moda do que pessoas mais antigas. Eles têm cultura de moda, mas nós somos muito mais rápidos, somos da cultura digital. Eu acho muito importante ter cultura de moda, mas eu sei o que funciona para o meu veículo, para o meu leitor. Tenho vários livros de moda, mas o meu leitor não quer saber disso. Ele quer ver o que estou usando, que marca é, quem é o estilista. Acho que é mais uma cultura pop de moda. As pessoas mais antigas não sabem coisas sobre o mundo digital que os blogueiros sabem. E acho que todo mundo tem que se atualizar, eles e nós.

Entre outras coisas, Godfrey Deeny afirma que os blogueiros jamais criticam as marcas em seus blogs. Você concorda? Você já fez críticas em seu blog?

Já fiz várias críticas no blog, mas tem maneiras e maneiras de criticar. E isso eu aprendi nesses oito anos de blog.

Quando você vê um desfile ou uma coleção de que não gosta, você publica em seu blog? Como você lida com algo que não gosta?

Se for uma marca que eu gosto, eu falo, e já publiquei esse tipo de crítica várias vezes em meu blog. Mas isso tem que ser feito de uma maneira educada e construtiva. Nas ‘fashion weeks’, por exemplo, eu cubro as marcas que interessam para o meu leitor. Se mesmo assim eu não gostar do desfile, digo que não gostei, porque a gente fala em primeira pessoa, mas sempre com jeito.

Godfrey Deeny também afirma que “os blogueiros têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade”. Você concorda?

Os blogs movimentam o mercado porque o consumidor quer isso, quer a opinião pessoal. E as blogueiras têm que se reinventar constantemente. Todo ano, faço um brainstorm para reinventar o blog. Analiso o blog e me analiso, porque são duas coisas separadas. Como tudo é muito rápido, precisa de muita criatividade sim. Neste ano, passei a ter programetes no YouTube e vamos sempre inventando coisas novas. Isso é diferente de quem trabalha com site, revista e jornal. Os blogs não precisam de grandes investimentos, como esses veículos; precisa do Wi-Fi e do computador e você pode ter um blog, mas precisa de muita criatividade. Por isso que eles influenciam o mercado. Mas acho que eles também influenciam a criatividade na moda. A Moschino e a Kenzo, por exemplo, têm uma estratégia de pensar a marca para o digital e para o street style, para os blogueiros. A Moschino, enquanto acontecia o desfile, as peças já estavam à venda na Colette, e isso tem muito a ver com as blogueiras de moda, que impõem essa velocidade. É uma estratégia pensada para gerar desejo instantâneo e a pessoa sair dali e ir à loja comprar. Com o excesso de informação, as pessoas querem cada vez comprar mais rápido; elas não aguentam esperar. As minicoleções, por exemplo, também têm a ver com isso. Em vez de duas coleções por ano, cada vez mais as marcas investem em coleções mais comerciais, de entressafra, por causa dessa velocidade.

Mariah Bernardes


©Reprodução

O que você acha da afirmação “blogueiros não têm muita cultura de moda”?

A opinião de moda de uma blogueira é baseada no seu gosto pessoal. Acredito que o Godfrey está confundindo posições – na moda, jornalistas e blogueiras ocupam lugares diferentes e cada um tem seu espaço.

Entre outras coisas, Godfrey Deeny afirma que os blogueiros jamais criticam as marcas em seus blogs. Você concorda? Você já fez críticas em seu blog?

Claro que isso não é verdade. Já critiquei várias vezes estilos e tendências que não me agradam. O que acontece é que blogueiras de moda preferem falar sobre o que gostam e não sobre o que não gostam, como é o caso de críticos de moda.

Quando você vê um desfile ou uma coleção de que não goste, você publica em seu blog? Como você lida com algo que não gosta?

Eu simplesmente não uso. Meu blog é reflexo do meu universo, do que eu uso, dos lugares que eu frequento e das tendências que aposto. Faz pouco sentido colocar algo no meu look do dia que não gosto, entende?

Godfrey Deeny também afirma que “os blogueiros têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade”. Você concorda?

Discordo completamente. A nossa criatividade se mostra na maneira como produzimos nossos looks, isso é um trabalho de styling. Acho um pré-julgamento desnecessário, pois existem blogueiras criativas e também as não criativas, assim como existem os jornalista criativos e os não-criativos. Não sou a favor das unanimidades.

Chris Francini


©Reprodução

O que você acha da afirmação “blogueiros não têm muita cultura de moda”?

Acho que ele tem razão e não tem razão; depende do blog que ele está lendo. Não pode generalizar. Tem blogs que não têm cultura de moda. Aliás, não só na moda. A pessoa que fala sobre um determinado assunto tem que dominar aquele assunto. É a mesma coisa de criar um blog de cultura e não dominar o assunto. A internet virou esse lugar onde as pessoas dão sua opinião. Tem blogs de moda muitos bons, mas também tem blogs que não sabem nada. Então você desliga aquele blog, você não é obrigado a ler. É como as revistas: você vai na banca e compra a revista com a qual se identifica. Tem blogs bons e blogs ruins, e o mercado vai limpando. As pessoas acham que todos os blogs não tem nada para dizer, mas tem blogs de muito conteúdo.

Entre outras coisas, Godfrey Deeny afirma que os blogueiros jamais criticam as marcas em seus blogs. Você concorda? Você já fez críticas em seu blog?

Já fiz críticas no meu blog. Já ganhei itens que não fiz nenhuma menção porque não gostei. Acho que é como o artista que faz uma propaganda, ele é contratado e faz a propaganda. Tem blogueiro contratado, e ele tem que falar dos produtos que gosta. Eu falo bem de produto que eu acredito. Acho que tem mais gente que critica. Mas eu não gosto dessa discussão sobre produto, acho que o blog tem que ir além disso. Tento falar de conteúdo, que a pessoa que lê descubra algo novo, do que fazer propaganda de produto. Às vezes falo de produto, mas prefiro falar sobre conteúdo.

Quando você vê um desfile ou uma coleção de que não goste, você publica em seu blog? Como você lida com algo que não gosta?

Eu não critico em questão pejorativa, não vou ser assim. Prefiro falar sobre o que deu certo. Se a pessoa se identifica com a marca, isso não acontece, ela vai gostar de algo. Eu falo das coisas que ela fez de bacana em vez de falar das coisas ruins. [Mas se você for num desfile e gostar de tudo, mas perceber que o acabamento é ruim, você não vai falar que o acabamento é ruim?] Isso! Acho que os críticos de moda, não só os blogueiros, não devem ficar falando mal daquele desfile, porque sempre tem coisas boas, o estilista passou seis meses fazendo aquela coleção. Ninguém hoje faz isso; revista também não.

Godfrey Deeny também afirma que “os blogueiros têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade”. Você concorda?

Depende do blogueiro. O Godfrey precisa abrir o horizonte de blogs dele. Tem blogueiros que fazem combinações muito diferentes. A moda hoje em dia é muito da rua, e os blogueiros são da rua. Acho que ele está lendo um mundo muito pequeno de blogueiros. O Sartorialist, que é um blog de street style, influencia muito a moda. Tem blogueiros que falam de conteúdo muito bom, uma visão diferente da mesma coisa. Blogueiros que conhecem marcas novas e isso movimenta o mercado.

Lia Camargo


©Reprodução

O que você acha da afirmação “blogueiros não têm muita cultura de moda”?

Generalização nunca dá pra ser levada a sério. Existem blogs críticos de moda que o Godfrey iria adorar descobrir, mas os que fazem mais sucesso entre a grande massa são blogs mais voltados ao consumo. Não tenho nenhuma intenção em fazer a “necrologia” de um estilista pois esse não é o assunto que interessa aos meus leitores e a mim. Mas sou formada em editoração, roteiro e tenho cursos de cultura de moda (por João Braga), maquiagem e até fotografia. Ou seja, ter cultura de moda não tem muito a ver com aquilo que alguém escolhe falar a respeito.

Entre outras coisas, Godfrey Deeny afirma que os blogueiros jamais criticam as marcas em seus blogs. Você concorda? Você já fez críticas em seu blog?

Alguma revista por acaso critica? Não tem a ver com mentira ou rabo preso, a questão é usar o meio para falar sobre coisas agradáveis e não ficar perdendo tempo com encrencas. Já falei de algumas coisas que não gosto, mas não acho que a proposta alegre da maioria dos blogs conhecidos combina com posts denegrindo algo.

Quando você vê um desfile ou uma coleção de que não goste, você publica em seu blog? Como você lida com algo que não gosta?

Se o assunto tem a ver com o blog, sim. Já falei mal diversas vezes de algumas peças da Melissa, que é uma marca que eu adoro e minhas leitoras também. Geralmente aposto no bom humor pra trazer leveza à crítica negativa e me sinto mais à vontade falando mal de algo que sou fã. Parece contradição, mas como disse antes, não acho que vale a pena perder tempo falando de coisas que não gosto. Destrinchar um desfile horroroso de uma marca com a qual eu não tenho sinergia, apenas por fazer isso? Não faz sentido pra um blog que não seja especializado em desfiles.

Godfrey Deeny também afirma que “os blogueiros têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade”. Você concorda?

As blogueiras de estilo revolucionaram a moda, aceleraram as tendências e mostraram que é possível para todos consumir MODA e não apenas roupas. Hoje as pessoas se interessam mais por estilo pessoal e a indústria ficou aquecida. Criatividade pra todos, blogueiro, consumidor/leitor e marcas…

Alice Ferraz


©Divulgação

 O que você acha da afirmação “blogueiros não têm muita cultura de moda”?

Eu diria que toda unanimidade é burra, como disse Nelson Rodrigues. Existem blogueiras com cultura de moda e blogueiras sem.

Entre outras coisas, Godfrey Deeny afirma que os blogueiros jamais criticam as marcas em seus blogs. Você concorda? Você já fez críticas em seu blog?

Criticam sim, assim como na frase anterior, todo problema aqui está em generalizar.  E o público que lê blogs comenta muito e critica de forma clara e aberta.

Quando você vê um desfile ou uma coleção de que não goste, você publica em seu blog? Como você lida com algo que não gosta?

Meu blog fala do meu gosto pessoal, mas também do que é tendência e do que é visto nas passarelas e nas lojas. Posso não gostar de algo para usar e mesmo assim achar lindo. Te dou um exemplo recente, as calças com barras mais curtas que mostram os tornozelos, infelizmente não é uma moda que fica bem no meu corpo, mas acho lindo e sei que a tendência tem tudo para atrair mulheres brasileiras.

Godfrey também afirma que “os blogueiros têm o poder de influenciar o mercado, mas não a criatividade”. Você concorda?

Hoje os blogs são influenciadores poderosos e, com esse poder, criam tendências sim, não concordo com Godfrey e, como CEO do F*Hits, onde temos milhões de acessos, tenho exemplos de movimentos criados e liderados por blogs. Está acontecendo, não tem como negar.

Fonte: http://ffw.com.br/noticias/moda/blogueiras-brasileiras-rebatem-criticas-apos-declaracoes-polemicas-do-editor-de-moda-do-figaro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário