segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O Consumo Autoral e os Principais Consumidores Autores de Cada Faixa Etária

O consumo autoral apoia-se na expansão da escolha autônoma e independente, que é compartilhada por meio das redes sociais, já que a crise detonou novos mecanismos de consumo e reduziu a dimensão aspiracional e o comportamento de imitação dos "ricos". Dessa maneira, as grandes marcas e a publicidade devem tornar-se "estimuladores" e "facilitadores" nas escolhas de vida das pessoas. A publicidade tradicional que apontava para a repetição e persuasão não corresponde mais às lógicas emergentes. Hoje estamos vivendo uma era da credibilidade e não só mais da visibilidade. 
A mensagem deve ser autêntica e a marca deve entregar aquilo que promete. O que importa para o consumidor é uma experiência e não a relação de compra e venda.

Núcleos Geracionais 

O núcleo geracional não pode ser quantificado com precisão mas observado na sua atividade e, em seguida, solicitado com uma espécie de testes. Eles são isolados através da observação do seu grupo étnico e cultural, produzindo uma enorme energia de atração para outros sujeitos, seja da própria geração como de outras.

Elementos que Descrevem os Núcleos 

Os núcleos geracionais são 12 e cobrem todas as gerações, em alguns casos, sobrepondo-se em termos de idade, seguindo a lógica dos "atratores" estranhos. 

1 - Lively Kids - Crianças de quatro a oito anos. A cumplicidade com os pais é fundamental para formar os principais valores de gosto. Para este grupo, alguns produtos assumem um papel chave na realização de relações felizes e equilibradas com a família. 
Principais características: Necessidade de orientadores seguros. Ideias fortes e linguagem simples. Consumo para o crescimento, Compartilhamento com grupos de pares.

Suri Cruise
2 - Posh Tweens - Pré-adolescentes de oito -12 anos que adoram novidades. Seguem a moda, usam marcas e grifes. São considerados fashion victims. 
Principais características: Usam a tecnologia bem precocemente. Influenciam bastante seus pais nas decisões de compra. 

Tweens
3 - Expo Teens - Adolescentes de 13 a 18 anos. Vivem extraordinariamente um mix original entre tensão de grupos e exuberância criativa individual. Constroem a própria identidade através de um hiperconsumo, muitas vezes frenético e compulsivo.
Principais características: Usam tecnologia, códigos das tribos. Moda se encontra com arte e design. Narcisismo performático. Criatividade híbrida e cotidiana. Hipersensibilidade emotiva.

4 - Linker People - Jovens e adultos de 18 a 30 anos. Sentem-se bem numa realidade líquida e complexa, onde o real é potencializado pelo virtual. Manipulam tudo o que vêm, em um processo contínuo de "recorta e cola" criativo.
Principais caracteísticas: Subjetividade compartilhada. Competência tecnológica. Exploração do território. Experimentação e conexões inesperadas.

5 - Unique Sons - Homens e mulheres de 25 a 35 anos. Estetas refinados, capazes de reprojetar através dos detalhes o novo glamour em diversos âmbitos. Estão em busca de sucesso pessoal, utilizando também um consumo altamente egocêntrico. 
Principais características: Luxo alternativo. Reelaboração do papel do testimonial. Preferência por formalidade estética. A moda como elemento central.

Fonte: http://www.napse.com.br
6 - Sense Girls - Mulheres de 25 - 40 anos. No centro de uma revolução ética e estética baseada na harmonia, no gesto, no gosto narrativo e nos cuidados em geral. Esse grupo está em busca de novos equilíbrios e de harmonias naturais.
Principais características: Sensibilidade estética. Experiência sensorial. Cuidados refinados. Hedonismo cotidiano.

7 - Mind Builders - Homens de 35 - 50 anos. Expressão da nova burguesia intelectual, tanto nos países economicamente avançados quanto nos países emergentes. No consumo, esses homens buscam experiências a 360 graus capazes de exaltar o valor do crescimento intelectual e da experiência.
Principais características: Exploração intelectual. Conhecimento cosmopolita. Neo-nomandismo. Compartilhamento projetual.

8 - Singular Women - Mulheres de 35 - 50 anos. Ao centro das novas formas de realização e compartilhamento entre várias tipologias de família e micro-comunidades. São conscientes da própria capacidadede pensamento original e proativo em âmbitos concretos e organizativos.
Principais características: Caráter audaz. Busca pela autenticidade estética. Essencialidade projetual. Compartilhamento de problemas e soluções.

Carine Roitfeld
9 - Premium Seekers - Homens entre 45 e 60. Os mais gastadores pertencem a essa categoria. Eles são uma pequena parcela da população mas buscam prestígio e distinção. Eles representam uma nova elite que quer excelência e qualidade e tem hábitos de consumo sofisticados.

10 - Normal Breakers - São homens e mulheres de 45 a 60 anos com visão crítica e criativa da realidade em que vivem. Adoram a tecnologia, não vivem sem ela.

11 - Family Activists - Adultos com mais de 60 anos, são uma espécie de porto seguro familiar. Esse grupo ajuda nas tarefas domésticas, cuidando dos netos, enquanto seus filhos de 30 e 40 anos estão empenhados e estressados com as funções de trabalho." Eles estão entre os consumidores mais fiéis a uma marca, por serem os detentores da memória, não consomem por impulso. 

Relacionamento avô com neto - Fonte: www.gazetadopovo.com.br/viverbem

12 - Pleasure Growers - Eles representam a "fronteira" mais avançada dos indivíduos acima dos 60 anos. Não aceitam os valores e os comportamentos típicos da terceira idade. A sintonia com este grupo implica a definição de uma "estética" completamente regenerada no consumo: informal, jovem e enérgica.
Principais características: (Re)projeção da vida, agora centrada em si mesmo. Busca de um novo hedonismo inteligente e de sensorialidade. Consumo experiencial. Orientação ao lazer de aventura.

Para além dos grupos observados, há dados comuns a quase todos os consumidores. De acordo com as pesquisas feitas pelo Future Concept Lab, hoje as pessoas compram e consomem com base nas ocasiões 
de vida. O life style sai de cena e dá lugar ao life occasion: o consumidor contemporâneo é múltiplo e não tem mais um único estilo.

Fonte:
http://modaecultura.com.br/nucleos-geracionais/

http://www.futureconceptlab.com/pdf/press/FCL_30_12.pdf

Material do Future Concept Lab do Brasil. "Cenário Internacional de Tendências 2013 - Os consumidores do futuro e as forças de Inovação"- São Paulo, 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário