quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A História das Camisas


A camisa é um item essencial do nosso guarda-roupa mas não foi sempre assim.  
A camisa ou chemise, desde o século IV, era usada por baixo das peça. Os tecidos das roupas superiores eram muito ricos, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso não dava para lavá-los. A camisa era usada por baixo dessas peças nobres para evitar que sujassem e isso foi até o século XIX, onde as camisas não passavam de peças íntimas e ficavam ocultas embaixo de trajes, exceto pelo colarinho e punhos, que vinham expostos. Camisas com colarinhos delicados eram 
usadas para a prática de esportes, como o críquete, no final deste mesmo século, e com isso gradualmente as camisas foram se tornando mais visíveis.


As camisas evoluíram de acordo com uma necessidade prática. Inicialmente, elas se baseavam nas camisas masculinas e eram feitas de tecidos mais finos e modeladas para exibir uma figura moldada pelo espartilho. 
Ao longo do século XX, os estilos predominantes foram o da camisa social com colarinho e o da camisa com mangas bufantes e românticas. Os estilistas continuam explorando essas formas, buscando inspiração em outras culturas e na desconstrução.

Fonte: www.dudalinafeminina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário