Na íntegra, matéria da jornalista Leandra Francischett sobre o Casulo Design. Ela foi publicada no Jornal de Beltrão do último sábado (19 de Abril de 2013).
Chega de amadorismo. A blogueira Renata Braga Artacho, que trabalha com moda há quase 30 anos, esteve em Beltrão esta semana para assessorar empresas do vestuário, a convite do Sebrae e Sinvespar. Ela é pesquisadora e consultora em redes sociais, moda, varejo e marketing, além de atuar como instrutora do Senac de Curitiba. Em seu currículo, trabalhos de gerenciamento de produtos e planejamento na C&A, M Officer e Lojas Schooner.
Renata, sócia-proprietária da RBA Consulting Brasil e consultora de imagem, destaca que o mercado exige profissionalismo nas redes sociais. Blogs e Facebook, por exemplo, devem ser coordenados por pessoas qualificadas, para evitar que assuntos de interesse da empresa se confundam com questões pessoais de quem posta tais informações.
Quanto à produção de moda no Paraná, ela destaca que há um crescimento nas regiões mais fortes, mesmo com o advento "produtos do Oriente", o que inclui o Sudoeste. Para se sobressair diante da concorrência, principalmente com a China, é preciso apresentar algum diferencial.
Identidade
Outra preocupação das marcas é criar uma identidade de moda. "Em cada Estado percebemos as diferenças pelo estilo de vida das pessoas, lugares de praias, lugares mais urbanos. O comportamento do consumidor e seu estilo de vestir mudam. As marcas locais acompanham isso. Já marcas com lojas de rede, como os magazines, fazem produtos mais abrangentes em suas coleções."
Outro fator relevante é a comunicação visual da marca e da empresa, que inclui a apresentação e posicionamento dos funcionários. O uso de uniformes contribui para isso. Entre os erros ou "pecados" da comunicação visual estão os exageros, a falta de originalidade e a cópia de produtos que não têm a cara da marca.
O período atual é de preparação para Copa do Mundo, o que exige investimento em criação. Conforme Renata, o Brasil é muito mais que verde e amarelo. "Vemos exemplos maravilhosos em coleções, tais como as do Ronaldo Fraga, que recupera o uso de fuxicos, crochês, sementes da nossa rica fauna e tudo com muito bom gosto. Sem exagerar." Mais informações em rbaconsulting fashionblog.blogspot.com
Casulo Design
Renata é a primeira entrevistada do projeto Casulo Design - Promoda 2015, do Sebrae, em parceria com o Sinvespar, que em breve será divulgado na internet, com produção de Gilberto Chaves, da Criativa. O Promoda Sudoeste 2015 surgiu com o objetivo de contribuir com o Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste, através de ações voltadas para a divulgação da cultura de mercado, inserção de tecnologias, melhoria na agregação de valor dos produtos e a expansão setorial. Nesse contexto, o blog Moda Sudoeste Casulo Design, lançado início deste mês, funcionará como mais uma ferramenta de acesso a tais informações, sob a organização das estilistas Emanuele de Faveri e Giovana Baggio. Confira em modasudoeste casulo.blogspot. com.br/
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