O Jeanswear verão 2014 homenageia o meio-ambiente e evidencia principalmente técnicas de lavanderia menos poluentes e agressivas, por exemplo, a lavagem de ozônio, estonagem a laser e também a gelo. Nos coloridos - que aparecerão "ainda mais" coloridos - o jeans com tingimento simultâneo e em cores diferentes nos lados direito e avesso do artigo resulta numa variação infinita de acordo com o estudo de cores do estilista.
Ainda, dentre as diversas variações de jeans, uma delas utiliza poliéster derivado de garrafa PET em sua construção. Com isso, 1 metro de tecido corresponde a reciclagem de três garrafas. O tingimento dos artigos também vem sendo pensado de maneira a minimizar o impacto sobre o meio-ambiente ao contar com corantes que, combinados à glicose (biodegradável), otimizam a absorção e fixação dos mesmos nas fibras do tecido e reduzem em 80% o consumo da água.
Jeans reciclado com garrafa pet na composição Fonte: http://www.modait.com.br |
Assim como em cores, o jeans aparecerá bastante trabalhado no seu lado avesso também em estampas, estimulando o uso da “barra dobrada”. As estampas predominantes serão as com efeitos metalizados, listras (mini e máxis) que admitem tingimento e camuflados, que aparecerá inclusive em tecidos resinados.
Falando em resinados, eles permanecem fortes e nas mais variadas cores. Enquanto isso, o boyfriend e a calça flare saem de cena e abrem espaço para um jeanswear justo e curto (na canela, abaixo do joelho). É o little brother jeans, ou “jeans do irmãozinho” em bom português.
Shorts curtos, curtíssimos com barra desfiadas, viradas, estampadas, bolsos que invadem o limite da barra, justos ou boyfriend - não importa a forma - o importante é explorar o máximo o que essa peça pode propor, pois chegaram para marcar presença dentro das coleções. Camisas, jaquetas e blazers aparecem com cintura acentuada para dar glamour aos looks.
AVIAMENTOS/ACESSÓRIOS - Cristais e pérolas adornavam boca de bolso das marcas mais "sedutoras". Aplicação de mini metais em colarinhos, ombros, punho e barra, fechamento da braguilha com botões aparente, correntes penduradas no passante ou aplicadas à peça. As etiquetas aparecem na maioria das vezes em couro, em tamanhos diversos, naturais ou coloridas. Botões e rebite em metais com motivo de caveira apareceram em algumas marcas.
CORES – Algumas optaram por usar cores mais intensas nos tons de violáceos, verde jade, coral e azul Klein. Já outras preferiram usar os tons fluo constituídos de rosa chiclete, verde pistache, amarelo e verde neon.
EFEITOS/BENEFICIAMENTOS - Revestimentos metalizados apareceram em marcas que gostam do diferenciado, assim como Acid washed, puídos, pequenos furos e patchwork de placas de índigos de diferentes tons. Também estavam presentes tie-dye, respingados de pigmento imitando calça do pintor e o vintage. A novidade do momento ficou por conta do raw denim (calças praticamente sem beneficiamento algum lembrando a origem do jeans) que estavam nas coleções mais antenadas.
Raw Jeans Fonte: www.denimblog.com |
ESTAMPAS - Delicadas e românticas, elas apareceram em florais miúdos, poás, laços, tropicais com palmeiras, xadrez em combinações alegres e camuflado com tons coloridos. Bandeira dos USA, Reino Unido e Nova Zelândia, inspiraram algumas coleções.
ESTILOS - Destinado às pessoas que amam o jeans e o vestem da cabeça aos pés, o doble –denim continua em alta, sendo que nem sempre as duas peças recebem o mesmo beneficiamento.
Fontes: Bread & Butter – guia jeanswear / Vicunha hot summer (vipreview.com.br)/ guiadojeanswear / stonewashedconcept.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário