quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jeans Sustentável


O que seria a moda sustentável e como defini-la?  
Para responder a essa pergunta, temos que pensar em todo o processo de produção da indústria da moda, na utilização de materiais orgânicos, processo de tintura correto sem desprezo irresponsável no meio ambiente, valorização de sua mão de obra com respeito às leis trabalhistas, não utilização de mão de obra infantil e programa de aproveitamento de resíduos, como exemplo.

Fonte: www. coletivoverde.com.br

O jeans é verdadeiramente sustentável quando:

- É feito com algodão orgânico e certificado ou, com reaproveitamento de jeans já existente no mercado;
- Mão de obra remunerada de acordo com as leis trabalhistas e atenção à segurança do trabalho;
- O tingimento é feito de forma natural, ou seja, as tinturas químicas que agridem profundamente os rios são substituídas por corantes naturais. Podemos citar como exemplo o cultivo sustentável da anileira, fonte de índigo natural (o azul vegetal) e o cultivo de alfafa, aveia e trigo que são fontes de clorofila, o pigmento verde.
- Programa de reaproveitamento da água utilizada na lavagem que, para isso, deve ser sem produtos químicos;
- Programa de reciclagem de resíduos, reduzindo quase em sua totalidade o lixo têxtil. Para que o produto chegue perfeito e desejável às prateleiras, deve ter um design interessante. Todo o processo de produção deve obedecer à legislação e às normas ambientais, buscando como complemento o melhor aproveitamento no uso de recursos naturais e a preservação da natureza e da biodiversidade.

Atualmente, além do tingimento, diversos processos de lavanderia já podem ser feitos com impactos ambientais reduzidos. Normalmente, num processo normal, se usa muita água no beneficiamento do jeans, sendo a maior parte dela é utilizada em enxágües para limpar o corante índigo que se solta durante o processo. Uma calça necessita, em média, de 100 a 120 litros de água, e assim mesmo, há a necessidade de aplicar química para que este corante não se “redeposite” no jeans (“migração”), deixando-o com aspecto azulado e sem vida. Por outro lado, com a tecnologia de ozônio, a produção de jeans terá uma redução significativa no uso de água, pois o processo é totalmente a seco. O resultado é uma peça limpa com cores definidas e contrastadas. 
Ainda, existem técnicas que nos permitem fazer stone wash reduzindo os tempos de stone e de nível de água, graças a pedras abrasivas que possuem um grau de contaminação muito baixo, resultando na diminuição de aproximadamente  50 % de contaminação química. Enquanto isso, processos de tingimento a “seco”, também apresentam redução significativa no consumo e contaminação da água, além de permitirem a sua reutilização em praticamente 100%. 

Logo, a sustentabilidade pode estar presente desde a produção do algodão, o qual posteriormente se transformará no artigo jeans, até o seu beneficiamento. 
Com a fiscalização correta e comprometimento de todos, os riscos para o meio-ambiente diminuem, proporcionando assim, uma melhora significativa na qualidade de vida. 

Fontes: http://www.blastex.com e www.guiajeanswear.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário