quarta-feira, 5 de junho de 2013

O laser é a luz para o jeans sustentável

A tecnologia do laser combinada ao ozônio resulta na produção do jeans com menos impacto ambiental


O que esperar de novidades na indústria do denim quando o primeiro jeans, o Levi's 501, comemora 140 anos? Muitas. Para a temporada outono/inverno 2014 o Stylesight- bureau de tendências global em informações de moda e design - apresenta as inovações colhidas na recente Denim by Première Vision (em Paris) e destaca tecnologias sustentáveis para um mercado ávido em perder o status de poluente. O laser, combinado ao uso do ozônio, é a ferramenta aplicada ao desenho de estampas e lavagens de aspecto vintage para demonstrar que uma calça azul, rasgada e desbotada ainda pode surpreender.

O Stylesight foca na Jeanologia, empresa espanhola localizada em Valência. Centro de pesquisa e desenvolvimento de técnicas voltadas à produção do jeanswear, a expansão da marca já alcança 43 países dos cinco continentes. Sua "alta moda" significa aperfeiçoar métodos para finalizar o jeans sem provocar prejuízos ambientais associados aos processos. As soluções estão centradas na tecnologia a laser e ozônio. Na prática, o uso do laser implica em uma produção de 100 peças por hora contra 60 feitas através da pulverização de permanganato de potássio ou 30 com jateamento de areia.Na Premiére Vision a Jeanologia colaborou com nove marcas integrantes da exposição "Jeanetics", incluindo Isko, Orta e Cone Denim. 

A autenticidade de cada projeto exibido tem o uso do laser Eco-friendly que economiza água, energia e produtos químicos. As novas ferramentas constituíram um show de inovação. De forma interativa exemplificaram aos olhos dos investidores como os processos a laser assinalam as tendências do mercado ao criar efeitos envelhecidos de maneira original, rápida, produtiva e sustentável. Padrões, grafite, vigas, desgastes, texturas, manchas e outras aplicações surgem das possibilidades infinitas do laser. Um feixe de luz revoluciona a peça mais popular da indumentária contemporânea.


Veja ainda: 
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t_8pjJsJxkE
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=s9beC_rx1Fc

Fonte: Entrelinhas via Têxtile 







Nenhum comentário:

Postar um comentário